Acompanhe nosso BLOG.

Semanalmente novidades para você.

Feitos notáveis de um vírus e de muita ciência

Impetus Sistemas • 10 Mai 2024

Feitos notáveis de um vírus e de muita ciência

Matéria no The Scientist (https://www.the-scientist.com/hiv-engages-in-mimicry-to-enter-the-nucleus-71781) resume o mecanismo completo de entrada do vírus HIV dentro do núcleo da célula: uma tarefa desafiante para qualquer vírus já que o transporte através da membrana nuclear é fortemente controlada e normalmente só acontece quando moléculas se associam a proteínas especializadas. Além disso, um vírus inteiro seria muito grande para efetuar essa passagem.Entre a ciência! 1. Virologistas (Burdick et al. da Columbia) demonstraram a presença do capsídeo dentro do núcleo indicando que, apesar do seu tamanho, a partícula viral inteira entra dentro do núcleo.2. Biólogo estrutural do MIT T. Schwartz e equipe demonstraram que os poros do núcleo são bem mais flexíveis do que se pensava, podendo alcançar diâmetros que permitiriam a passagem da partícula viral.3. O grupo do biofísico M. Beck do Max Planck, usando técnicas tridimensionais de imageamento, identificaram partículas virais inteiras atravessando o poro nuclear.4. Por fim, também do Max Planck, o grupo multidisciplinar liderado pelo bioquímico D. Görlich mostrou recentemente que o capsídeo mimetiza proteínas, chamadas importinas, que são necessárias para o transporte através dos poros nucleares. Um golpe de mestre confirmado por outro grupo que publica no mesmo volume da Nature (2024;626(8000)).Um belíssimo exemplo de como ciência multidisciplinar feita com qualidade nos leva ao mais alto patamar de conhecimento, abrindo caminho para novos estudos e desenvolvimento de terapias inovadoras. Próxima etapa? Análise das respostas imunes à infecção e ao tratamento, além de formulações vacinais mais eficientes, levando em conta esse novo conhecimento!

Ver publicação
Usando bactérias para aumentar a eficácia de vacinas contra o câncer

Impetus Sistemas • 10 Mai 2024

Usando bactérias para aumentar a eficácia de vacinas contra o câncer

Já pensaram que é possível desenvolver vacinas contra câncer usando um bactéria para aumentar a resposta imune contra o tumor?Essa é a estratégia, que está sendo desenvolvida pelo pesquisador do INCT-iii Gustavo Amarante-Mendes em parceria com pesquisadores no Canadá, nos EUA, na Austrália e no Brasil. Sabe-se que a eficácia dessa formulação vacinal vai depender de vários fatores: a prévia exposição ao patógeno e o estado geral da resposta imune do paciente podem impactar na vacinação de pacientes imunocomprometidos por causa de sua doença. O perfil genético e padrão de resposta imune únicos em cada paciente são um desafio adicional ´para o desenvolvimento dessas novas armas terapêuticas. Por outro lado, o uso da bactéria Listeria monocytogenes, proposto por esses pesquisadores, tem vantagens significativas, pois infecta e se duplica em células apresentadoras de antígeno, que são centrais no desenvolvimento da resposta imune celular contra células tumorais, estimulando-as a agir com maior especificidade direcionada contra células tumorais. Além disso, como infectam também células mielóides supressoras infiltrando o tumor, ficam relativamente protegidas e se multiplicam podendo matar as células tumorais diretamente. Querem saber mais? Leiam a excelente revisão publicada em março de 2024 por Olagunju, Rana e Amarante-Mendes (DOI: 10.34297/ AJBSR.2024.21.002895)

Ver publicação
Dia Mundial da Urticária

Impetus Sistemas • 02 Mai 2024

Dia Mundial da Urticária

Nossa pesquisadora milenar Karla Arruda, da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, além de uma cientista de renome internacional, como Professora Titular do Depto. de Clínica Médica, Chefe do Serviço de Alergia, investe também em intervenções junto à população para aumentar a conscientização quanto a alergias e oferecer atendimento médico aos participantes. Um excelente exemplo é o evento junto à comunidade, ocorrido em outubro de 2023, no Dia Mundial da Urticária (Karla é também Coordenadora do UCARE (Urticaria Reference and Excellence Center): uma caminhada no Parque Curupira em Ribeirão Preto e esclarecimento à população sobre urticária, alguns atendimentos e vários encaminhamentos para tratamento no Hospital das Clínicas. As fotos mostram os médicos da equipe de Alergia e Imunologia do HCFMRP-USP em ação.

Ver publicação
Inteligência artificial já é capaz de impactar significativamente a biologia celular

Impetus Sistemas • 26 Abr 2024

Inteligência artificial já é capaz de impactar significativamente a biologia celular

Traduzido e adaptado da newsletter do Superhuman AI em 15 de março de 2024. Essa é uma newsletter diária que traz as novidades da inteligência artificial e cada dia as notícias são diferentes (https://www.superhuman.ai/subscribe?utm_source=newsletter_referral)!Essa notícia também deu no New York Times (https://www.nytimes.com/2024/03/10/science/ai-learning-biology.html) com detalhes. Vale a pena ler. Resumindo, para além de ajudar a escrever recados e melhorar textos, a IA parece agora capaz de bolar receitas para os remédios do futuro. Isso se tornou possível por um time de pesquisadores da Universidade de Stanford , que alimentaram o seu programa modelo de IA com milhões de dados não tratados sobre os componentes químicos e genéticos de células humanas sem maiores explicações. Essas informações constavam da base de dados CellXGene, uma das maiores do mundo contendo informação sobre 33 milhões de células além de outras. E deixaram os computadores trabalhar. O modelo, chamado fundacional, conseguiu dividir as células em grupos diferentes (mais de 1000 tipos diferentes), ajudou os pesquisadores a identificar padrões não detectados previamente e até localizou células que produzem um hormônio que auxilia a sobrevivência em ambiente de baixa oxigenação, as células Norn. A identificação destas células é um mistério que cientistas tem tentado resolver há mais de um século. Esse conhecimento pode agora ser utilizado em conjunto com o algoritmo de predição de proteínas proposto pelo DeepMind do Google. Para completar na Nature Briefing de hoje, dia 19 de março de 2024, comenta sobre a publicação de um artigo no BioRxiv (Bennett, N. R. et al. Preprint at bioRxiv: https://doi.org/10.1101/2024.03.14.585103), uma prova de conceito do uso de IA para desenhar anticorpos inteiramente novos. Imaginem só um futuro cada vez mais próximo onde a velocidade e eficiência para testar novos fármacos se torna uma realidade!

Ver publicação
Somos um país tropical

Impetus Sistemas • 05 Abr 2024

Somos um país tropical

A edição brasileira do The Conversation (https://theconversation.com/br) traz, na edição de 15 de março, várias notícias na área das doenças infecciosas: um estudo feito por Wladimir Gramacho, Pesquisador visitante na Universidade Laval e Coordenador do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública, Faculdade de Comunicação da UnB, avalia os motivos por trás da baixa adesão à vacinação das crianças contra a Covid-19. Outra notícia, enviada por Flávio Guimarães Fonseca, professor de microbiologia da UFMG, é sobre o aumento da febre Oropuche na Amazônia e a preocupação pela possibilidade deste vírus vir a usar o mesmo mosquito que transmite as arboviroses como vetor. Um excelente resumo descreve o vírus, suas peculiaridades e ciclo de vida. Outra matéria, escrita por Diana Bell, Professor of Conservation Biology, University of East Anglia, dá conta que uma nova pandemia de gripe aviária (H5N1) já chegou na América do Sul, por enquanto atingindo não apenas aves mas também mamíferos, incluindo primatas, roedores, porcos e coelhos, leões, linces, ursos, tigres-de-bengala e até gatos domésticos. A foto na newsletter mostra leões marinhos mortos pela gripe numa praia do Chile e a lista pode ser acrescida de pinguins, golfinhos e botos. E ainda avisa, já existe uma virus H10N1 circulando! E tem mais lá no The Conversation. O editor do The Conversation Brasil, César Baima, informa que ele ajuda você a se aprofundar nas pesquisas mais relevantes da Ciência brasileira e mundial. Informação com conhecimento. Opinião com embasamento. Rigor científico, com estilo jornalístico. Uma newsletter que eu leio e recomendo

Ver publicação
Notícias frescas sobre os planos do INCT

Impetus Sistemas • 05 Abr 2024

Notícias frescas sobre os planos do INCT

Uma conferência livre, organizada pela Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq Dalila Oliveira, ocorreu recentemente, em 26 de fevereiro passado. Essa conferência durou o dia todo e abordou vários assuntos visando propor novas metas e ampliando o financiamento do programa, com a participação do setor empresarial. A chamada vigente foi estendida até novembro para permitir o aperfeiçoamento da próxima chamada e assegurar a continuidade do programa.Houve também apresentações individuais que mostraram com toda a clareza o poder e o alcance desse programa. Um exemplo foi a apresentação do nosso colega imunologista Ricardo Gazzinelli, coordenador do iNCT de Vacinas, que mostrou o processo de implantação de toda a infraestrutura necessária para a produção da vacina contra Covid, que servirá também para outras vacinas. A íntegra da conferência pode ser assistida no youtube em (https://www.youtube.com/watch?v=6LO9CuwwwKQ)#inct #vacina # Covid # CNPq

Ver publicação
Ver mais